121999651_5064961820196606_6726824198567

Bio

 Francisco Fernandes, assina como XICOFRAN, é considerado como um dos grandes talentos no mundo artístico da sua geração. Conhecido como o “Pintor do Jazz” nasceu em Luanda, Angola em 1969.

 

Finalizou o  curso Superior de Design de interiores na Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD), curso esse que terminou em 1994. Durante este período, iniciou a sua participação em várias exposições e concursos de pintura.

Em 2002 quis a sorte do destino que XicoFran se cruzasse com  António Inverno. O Mestre com a  sua humildade e sabedoria, passou para o XicoFran as mais importantes técnicas e conhecimentos, do qual xicofran até hoje não deixa de empregar nas suas obras, nomeadamente o Equilíbrio das telas e os magníficos pontos de Luz. 

XicoFran coloca na ponta dos seus dedos toda a sua paixão pelas coisas mais simples do nosso quotidiano, criando verdadeiras obras-primas que puxam do mais puro do nosso subconsciente, uma intensa curiosidade que culmina, sempre, com um incontrolável sorriso.

 

 Uma das características mais marcantes e reconhecida na sua pintura, é a forma, como consegue representar o movimento preconizado pela silhueta de um músico, mais concretamente do músico de Jazz, transpondo para a tela o arrastamento dos gestos e toda a vibração dos instrumentos, temática o qual domina com um cunho muito pessoal e muito característico e cuja técnica e traço é já reconhecida mundialmente.

Com um futuro promissor e um passado inolvidável, XicoFran tem já obras pertencentes ao espólio de diversos amantes puros de Arte em Portugal e no Estrangeiro, tem vindo a ser reconhecido o seu talento com vários prémios Nacionais e Internacionais, sendo de louvar que, com base no continuado e sistemático trabalho que tem vindo a desenvolver se tenha imposto como uma forte e consolidada presença no mundo artístico.

Image by Liam McKay

Artista Plastico 

  • Blanco Icono de Instagram